2 - Mudança e pensamento na direção estratégica

Introduzir mudanças profundas em uma organização é um risco elevado. Processos inovadores e práticas novas podem não ser bem aceitos pelas equipes internas e pelo mercado. Para que as pessoas aceitem esse risco de mudança, deverá ter condições de explicar que é maior o risco da empresa fracassar da maneira que está. Consequentemente requer uma constante renovação para alcançar o êxito na mudança.

Estamos em um período em que é cada vez menor o tempo destinado ao processo de reflexão ou renovação estratégica. Em outras épocas, esse processo de mudança era feito depois de anos de estudo, mas atualmente ocorre de forma contínua e acelerada. O mercado evolui todos os dias, e é imprevisível e instável. Temos também que pensar na concorrência, que está igualmente atenta a essas evoluções, fora as empresas que estão surgindo em um conceito inovador.

Essa reflexão é para enfatizar que não é aceitável ficarmos de braços cruzados. Não se trata apenas de se mover, mas sobretudo para onde mover-se. Ou seja, antes de se tomar uma atitude deve-se ter uma estratégia definida, sendo assim, o pensamento estratégico ocupa um papel primordial. Devemos nos antecipar e tentar prever o futuro, assim podemos conquistá-lo. Só se materializará uma verdadeira direção estratégica quando primeiro se pensa e depois se atua para alcançar o futuro.
Copyright © 2016 AIEC.