A estratégia é o modo com que uma empresa pode passar de onde está para onde quer ir. E a solução empresarial é ter claro o negócio atual e futuro. Não se pode decidir sem saber para onde se quer chegar.
O foco da estratégia gera um pensamento estratégico, que dá uma orientação às dimensões táticas, que se caracterizam por:
- planejamento partindo de condições estáveis;
- construção de cenários alternativos;
- centralizar no mercado e nas demandas dos clientes;
- conformar com uma cultura estratégica;
- priorização dos fatores do entorno competitivo;
- propiciar a descentralização e a autonomia;
- dar preferência às decisões colegiadas, ou seja, em equipe;
- ter planejamento, acompanhamento e avaliação;
- ter compromisso com os prazos longos, médios e curtos;
- ter visão do futuro, com caráter ativo e antecipado;
- fornecer um marco para uma direção unificada da organização em função das suas principais metas;
- orientar os recursos a se concentrarem no desenvolvimento de vantagens competitivas.
A estratégia guiará o comportamento e a atividade da organização no futuro sendo o resultado da conjunção de três elementos:
| As aspirações da empresa. |
|
As oportunidades e ameaças do entorno competitivo. |
|
As capacidades internas da organização.
|
Copyright © 2016 AIEC.