Resumo

O fator humano constitui a principal vantagem competitiva em qualquer setor, razão pela qual sua atenção deve-se converter no centro dos diretores que desejam a excelência nos serviços oferecidos, conjuntamente com os resultados financeiros. Sendo assim é fundamental para enfrentar as mudanças do dia a dia do mercado, que nos leva a mudanças internas também.

Temos que compreender que introduzir mudanças em uma organização é um risco elevado. A concorrência está também antenada com essas evoluções e também está mudando, fora as empresas que estão surgindo em um novo conceito inovador.

O pensamento estratégico consiste em pensar no futuro, proativamente, criativamente e antecipadamente. A direção estratégica está ligada à mudança, à melhoria contínua organizacional ou empresarial. O significado do termo estratégia provém da palavra grega Strategos, chefes de exército. De modo resumido, podemos dizer que estratégia significa: imaginar, conceber, traçar planos para forjar projetos, minimizando as incertezas e diminuindo os riscos nas tomadas de decisões.

As estratégias se dividem em 3 níveis: nível corporativo, nível de unidades de negócio, nível funcional.

Mintzberg apresenta uma das definições mais completas de estratégia, já que identifica cinco definições, que chamamos de 5Ps de Mintzberg: plano, pauta de ação, padrão, posição, perspectiva. Outro ponto importante é que temos níveis de estratégia, possibilitando assim, compreendermos melhor as decisões que afetam toda a empresa.

Copyright © 2016 AIEC.