Ao se fazer o planejamento estratégico da empresa, deve-se ter em mente sua missão.
A missão deve ser elaborada pela alta direção da empresa com uma ampla participação de todos seus integrantes. Uma missão deve ser formulada para responder algumas perguntas:
Com relação à duração da missão no tempo e à sua amplitude, alguns autores sugerem que ela possa ser examinada, embora a tendência seja que tenha uma longa duração.
A missão potencializa a capacidade de resposta da organização ante às oportunidades geradas e seu entorno para a alta direção. A gerência orienta seus programas em uma forma clara e conhecida, para melhorar o rendimento de todos os setores da empresa. Veja aqui exemplos da missão de bancos no Brasil.
Exemplos da missão de bancos no Brasil:
Banco Itaú - Fornecer soluções, produtos, serviços financeiros e de seguros de forma ágil e competente, promovendo a mobilidade social, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e para um relacionamento duradouro com acionistas e clientes.
Caixa Econômica Federal - Atuar na promoção da cidadania e do desenvolvimento sustentável do País, como instituição financeira, agente de políticas públicas e parceira estratégica do Estado brasileiro.
Banco do Brasil - Ser um banco competitivo e rentável, atuando com espírito público em cada uma de suas ações junto a toda sociedade.
X