3.3 - Análise Interna
Tem como finalidade a identificação do conjunto de forças e fraquezas de caráter interno para a empresa e através dela pretende-se conseguir uma visão de conjunto sobre os recursos principais, os meios e as habilidades para enfrentar o entorno competitivo. Podemos então desenvolver em duas partes:
Diagnóstico da empresa
Consiste na análise da estrutura interna da empresa e seus pontos fortes e fracos, para que se detecte quais são os fatores chave de êxito.
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Análise do posicionamento
É a avaliação da empresa em relação à concorrência, como pontos fortes e fracos.
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A análise interna implica:
- análise dos recursos (financeiros, máquinas, equipamentos, matérias primas, tecnologia etc.) dos quais disponibiliza ou pode disponibilizar a empresa para suas operações atuais ou futuras;
- situação do fator humano na ordem de competência e como está organizado e administrado;
- análise da estrutura organizacional da empresa, seus aspectos positivos e negativos, a divisão do trabalho nos departamentos e unidades, e como se distribuíram os objetivos organizacionais em objetivos por departamentos;
- avaliação do desempenho atual da empresa, com relação aos anos anteriores, em função das utilidades, produção, produtividade, inovação, crescimento e desenvolvimento dos negócios etc.
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