3.4 - Análise Externa
Inclui uma série de ferramentas para análise do ambiente externo da empresa. Mostraremos duas: a análise de macroambiente e a análise das 5 forças de Porter.a) Análise do macroambiente
É um estudo sistêmico exaustivo do entorno competitivo empresarial e inclui:
|
Análise política e legal
|
Análise demográfica
|
Análise tecnológica
|
||
|
Análise macroeconômica |
Análise do ambiente social e ambiental
|
Envolve um estudo da política atual e os aspectos legais da legislação em vigor, ou seja, as leis.
XEnvolve um estudo do local a ser implantada a empresa ou um produto e serviço. Importante essa análise, pois evita desperdício de tempo e dinheiro.
XComo os seus concorrentes estão evoluindo tecnologicamente, quais produtos e facilidades estão lançando para os clientes.
XUma avaliação macro da economia do país, do Estado e às vezes do município no qual vai atuar.
XEnvolve um estudo da parte social, ou seja, as pessoas que serão afetadas e o meio ambiente, é o respeito pela comunidade e o meio ambiente.
X