As 5 forças competitivas do setor estão representadas na imagem abaixo:

  1. Ameaça de novos competidores: possibilidade de novas empresas começarem a realizar suas atividades no mesmo setor, fazendo com que aumente a concorrência e reduzindo, portanto, o atrativo. Veja as variáveis relacionadas.

  2. Poder de negociação dos fornecedores: capacidade dos fornecedores para pressionar a seu favor fazendo com que se tornem mais difíceis as condições de trabalho no setor e reduzindo, portanto, seu atrativo. Veja as variáveis relacionadas.

  3. Poder de negociação dos clientes: capacidade de pressão dos compradores de produtos ou serviços que podem conseguir transações muito vantajosas em detrimento das empresas do setor faz com que seja menos atrativo. Variáveis relacionadas.

  4. Ameaça de produtos ou serviços substitutivos: possibilidade de que surjam no mercado produtos ou serviços alternativos que os clientes avaliam de forma similar ou superior fazendo com que se reduzem as vendas dos produtos ou serviços já consolidados e uma redução do grau de atrativo do setor. Variáveis relacionadas.

  5. Rivalidade entre os competidores atuais: nível de concorrência entre as empresas atualmente existentes em um determinado setor de atividade. Quanto maior a rivalidade, menores são as margens comerciais e, portanto, menor também o atrativo do setor. Variáveis relacionadas.
Copyright © 2016 AIEC.