1 - O que é e para que serve o ITIL?

O ITIL surgiu de uma demanda do governo britânico para melhorar a qualidade nos serviços de TI.

O ITIL - Information Technology Infrastructure Library ou biblioteca de informações de infraestrutura de tecnologia é um modelo utilizado como referência pelas empresas para a prática de boas ações no âmbito de gerenciamento de serviços na área de TI.

Como o próprio nome sugere, trata-se de um manual de práticas para o gerenciamento de serviços de TI, com alinhamento com os negócios e necessidades da empresa. Foi desenvolvido com as melhores práticas para gerenciar a utilização eficiente e responsável dos recursos de TI. Todas essas práticas desenvolvidas são aplicáveis a todo tipo de organização, mesmo que a empresa tenha necessidades e negócios diferentes.

O ITIL foca na melhoria contínua, todo processo pode e deve sempre ser melhorado, todo o serviço deverá ter uma estratégia de execução.

Resumindo, ITIL é uma biblioteca que compõe as melhores práticas usadas para o gerenciamento de serviços de tecnologia da informação. Essas práticas já foram testadas amplamente e foram comprovadas na prática, sendo resultado de anos de observações e estudos.

A pessoa que quiser se aperfeiçoar no assunto e se tornar um profissional certificado deve procurar um curso, onde estudará profundamente a biblioteca. Atualmente as empresas buscam profissionais com esse conhecimento.

Copyright © 2016 AIEC.