2 - Top Five do ITIL

Apresentaremos a seguir os cinco livros principais do ITIL.

2.1 - Livro Estratégia de serviço

Essa fase é considerada o centro que move todo o ciclo. É aqui que começa a criação de valor, com o entendimento dos objetivos estratégicos da organização e necessidades do cliente.

Este livro orienta como ver o gerenciamento de serviços não apenas como uma habilidade organizacional, mas como um ativo estratégico.

O livro descreve princípios a serem usados para desenvolver políticas, objetivos, diretrizes e processos que serão usados nos outros estágios do ciclo de vida. O livro apresenta uma estratégia de TI alinhada com a estratégia do negócio, identificando quais serviços devem ser criados para atender as necessidades da empresa, as demandas dos clientes e o negócio. Inclui tópicos como entendimento de espaço de mercado, características de provedores internos e externos, ativos de serviço, portfólio de serviços e implementação da estratégia durante o ciclo de vida do serviço.

O ciclo de vida do serviço é um modelo que fornece uma visão dos estágios do serviço desde a sua concepção até a sua retirada, ou seja, do início ao fim. Representa uma melhor forma de abordagem de gerenciamento de serviços da ITIL.
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