Tendo como objetivo o desenvolvimento de estratégias e modelos organizacionais baseados em serviços, a estratégia de serviço engloba algumas questões:
- Quais serviços serão oferecidos e para quais clientes?
- Como criar valor para estes clientes?
- Como fazer que percebam o valor criado?
- Como desenvolver planos de negócio de modo a obter capacidades e recursos necessários aos serviços?
- Como otimizar a alocação de recursos?
- Como medir o desempenho dos serviços?
Conceitos importantes do livro:
- 4 Ps da estratégia de serviço;
- Fatores críticos de sucesso;
- Contabilidade orientada a serviços;
- Valor do serviço;
- Provedor de Serviço;
- Tipos de Provedores de Serviço;
- Ativos de serviço.
4 Ps da estratégia de serviço:
- Perspectiva – direcionamento, visão estratégica da organização sobre o mercado;
- Posição – como o mercado enxerga a organização, daqui derivam estratégias de diferenciação;
- Plano – traduz a estratégia para a produção / operação;
- Padrão – descreve características essenciais dos serviços, norteando o funcionamento dos serviços e da organização.
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Fatores críticos de sucesso
São identificados e revisados periodicamente para garantir adequação do portfólio de serviços à estratégia. Indica para quais elementos é necessária atenção de modo que o serviço esteja alinhado à estratégia.
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Contabilidade orientada a serviços
Forma de alinhar a Gestão de TI à Gestão Financeira. Nesta versão do ITIL, a gestão financeira não é mais apenas um balizador do SLA, é parte da estratégia, uma vez que além de demonstrar os custos da TI, também demonstra o valor dela para o negócio. SLA significa Service Level Agreement ou na tradução Acordo de Nível de Serviço (ANS).
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Valor do serviço
É combinação da utilidade do serviço, mas a garantia, que devem crescer e avançar proporcionalmente.
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Provedor de Serviço
É uma pessoa ou uma empresa, que fornece serviços de TI para clientes internos ou externos.
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Tipos de Provedores de Serviço:
- Interno: atende a uma unidade de negócio apenas. Vantagem: atendimento dedicado às necessidades de negócio.
- Compartilhada: atende a várias unidades de negócio.
Vantagem: padronização e redução de custos.
- Externo: atende a várias organizações. Vantagem: acesso facilitado a melhores práticas de mercado, manutenção do foco da organização no próprio negócio.
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Ativos de serviço
Incluem qualquer coisa que possa contribuir para a entrega de um serviço. Para prover serviços, a empresa deve garantir que tem os ativos necessários. Ativos podem ser habilidades e recursos, e desenvolver ativos é parte da estratégia da empresa.
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