3 - Estratégias de desenvolvimento de serviços

Segundo o ITIL, uma organização pode não ter todas as habilidades necessárias para desenvolver e prover um serviço de TI. A solução sugerida é a terceirização utilizando uma das seguintes estratégias:



Insourcing

A organização desenvolve ou tem todas as habilidades necessárias para desenvolver o serviço. Resulta em melhor controle sobre a entrega, mas o custo também é maior.



Outsourcing

Usa recursos de uma organização externa para desenvolver e manter um serviço. Menor controle sobre a entrega.



Cosourcing

Combinação dos dois anteriores, com a vantagem de ter-se melhor controle sobre a entrega do serviço em relação ao Outsourcing.



Parceria ou multisourcing

Organizações fazem arranjo formal para trabalhar em conjunto. Distribuem as atividades entre vários fornecedores, contratando-se os melhores da categoria, ao invés de ficarem presas a apenas um. É uma terceirização de menor risco, por ser mais seletiva.



Business Process Outsourcing

Uma organização fornece e gerencia totalmente processos de negócio da outra, como por exemplo, os Call Centers.



Application Service Provision

Trata de estabelecer acordo com um ASP (Provedor de Serviços de Aplicação) para fornecer serviços compartilhados, como, por exemplo, aplicações na nuvem, onde a empresa obtém o benefício do software sem necessidade de manter a infraestrutura de suporte. Reduz custos, mas não é aplicável a sistemas críticos para o negócio.



Knowledge Process Outsourcing (KPO)

Terceirização de expertise de processos de negócio. É um movimento recente, de empresas que têm expertise em determinado processo e transformam dados em informação estratégica.

Copyright © 2016 AIEC.