Segundo o ITIL, uma organização pode não ter todas as habilidades necessárias para desenvolver e prover um serviço de TI. A solução sugerida é a terceirização utilizando uma das seguintes estratégias:
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A organização desenvolve ou tem todas as habilidades necessárias para desenvolver o serviço. Resulta em melhor controle sobre a entrega, mas o custo também é maior. |
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Usa recursos de uma organização externa para desenvolver e manter um serviço. Menor controle sobre a entrega. |
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Combinação dos dois anteriores, com a vantagem de ter-se melhor controle sobre a entrega do serviço em relação ao Outsourcing. |
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Organizações fazem arranjo formal para trabalhar em conjunto. Distribuem as atividades entre vários fornecedores, contratando-se os melhores da categoria, ao invés de ficarem presas a apenas um. É uma terceirização de menor risco, por ser mais seletiva. |
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Uma organização fornece e gerencia totalmente processos de negócio da outra, como por exemplo, os Call Centers. |
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Trata de estabelecer acordo com um ASP (Provedor de Serviços de Aplicação) para fornecer serviços compartilhados, como, por exemplo, aplicações na nuvem, onde a empresa obtém o benefício do software sem necessidade de manter a infraestrutura de suporte. Reduz custos, mas não é aplicável a sistemas críticos para o negócio. |
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Terceirização de expertise de processos de negócio. É um movimento recente, de empresas que têm expertise em determinado processo e transformam dados em informação estratégica. |