A finalidade do COBIT é fornecer aos gerentes e donos de processos de negócios um modelo de governança de TI que ajude não apenas a entregar valor com TI, como a compreender e gerenciar os riscos associados à TI. Saiba+ sobre o COBIT.
O COBIT é mantido pelo ISACA - Information Systems Audit and Control Association ou Associação de Auditoria e Controle de Sistemas de Informação, um instituto internacional formado por mais de 180 empresas de TI ao redor do mundo, que teve sua fundação em 1967, quando um pequeno grupo de indivíduos com controles de empregos de auditoria semelhantes nos sistemas de computador que estavam se tornando cada vez mais críticos para as operações de suas organizações. O ISACA administra certificações de segurança, governança, auditoria e riscos. Também tem como atividade a publicação de materiais de boas práticas para o mercado de TI. Tem mais de 15 anos de uso e aplicação práticas do próprio COBIT por muitas organizações e usuários das comunidades de negócios de TI.
XSabe-se que a TI se tornou parte integrante e imprescindível a todos os processos da organização. Vale ressaltar, portanto, que donos de processos de negócios têm responsabilidade sobre a tecnologia implantada dentro dos limites do seu processo. Isso porque eles farão uso dos serviços fornecidos pelas partes especializadas como a TI tradicional ou serviços terceirizados. O COBIT é usado largamente por aqueles que têm responsabilidades sobre processos de negócios e de tecnologia, aqueles que dependem de uma TI confiável, significativa e controlada, não se limitando apenas a ser aplicado pela TI, mas para o negócio como um todo.