É fundamental, no entanto, entender que, sozinho, o COBIT não é capaz de implantar ou gerenciar a governança de TI da empresa. Por esse motivo, a simples implantação das práticas do COBIT não solucionará os problemas existentes se concomitantemente não houver o engajamento dos funcionários.

Além disso, para que seja possível adotar o COBIT na empresa, é fundamental que se realize um estudo prévio, a fim de elucidar problemas para então adaptar as práticas do framework à realidade da empresa.

Baseado nas práticas que já funcionam no mundo todo, o modelo COBIT pode ser considerado um manual que possui os melhores procedimentos de governança de TI existentes no mundo corporativo atual. Assim, ele deverá ser usado para servir de referência a gestores, administradores e funcionários da Tecnologia da Informação para alinhar princípios e processos à realidade da empresa.

Espera-se que, dessa forma, a governança de TI seja mais bem estruturada, possibilitando resultados positivos para toda a organização e não apenas para os funcionários do departamento de TI, já que os demais também serão atendidos de forma cada vez mais eficaz.

Copyright © 2016 AIEC.