4.1 - Detalhando a matriz SWOT ou FOFA
Força
As forças são elementos internos que trazem benefícios para o seu negócio, ou seja, está relacionado às vantagens que a empresa possui em relação aos concorrentes.
Outra maneira de pensar sobre isso é imaginar os elementos que estão sobre o seu controle, ou seja, você consegue decidir se mantém ou não a situação. Podemos dizer que são as aptidões mais fortes de sua empresa. Para ajudar a defini-las, é possível fazer uso de algumas perguntas.
Fraquezas
As fraquezas são elementos internos que atrapalham o negócio.
De modo complementar as forças, são aquelas características dentro do seu controle, mas que não ajudam na realização da missão. É muito importante haver sinceridade nesta etapa da análise. As fraquezas encontradas precisam ser examinadas e observadas de forma isolada, para que assim, seja possível nulificar os problemas que ocasionam. Se não for possível corrigir as fraquezas a curto prazo, o ideal é que sejam estudados métodos para minimizar seus efeitos ou tentar contorná-los de modo que se tornem forças relevantes para o negócio. Use perguntas para encontrar as fraquezas.
Oportunidades
As oportunidades são as situações externas à empresa que podem acontecer e afetar positivamente no negócio.
Estes fenômenos normalmente estão fora do controle da empresa, mas há possibilidade de acontecerem.
Ameaças
As ameaças são situações externas à empresa que podem atrapalhar o negócio.
Saiba+ sobre as ameaças.
Para ajudar a definir as forças, faça uso de algumas perguntas:
Pode-se encontrar as fraquezas de acordo com as seguintes perguntas:
Assim como as oportunidades, estão fora do controle da empresa, mas sabe-se que existe uma chance de acontecerem. Ao contrário das oportunidades, as ameaças são forças externas que influenciam negativamente a empresa. Devem ser tratadas com muita cautela, pois podem prejudicar não somente o planejamento estratégico da companhia, como também, diretamente em seus resultados. Como exemplo podemos citar entrada de um concorrente internacional no mercado.
X