Muitas organizações trabalham com projetos, sejam eles comuns ou estratégicos. Como já dito muitas vezes, os projetos necessitam de um alinhamento entre a área de governança de TI e a alta administração da empresa. Todos os projetos devem ser monitorados e controlados, fazer projetos sem gestão pode levar ao fracasso e perder dinheiro da empresa.
Segundo Paul Dinsmore, renomado escritor e profissional de gerência de projetos, o alinhamento de projetos exige um caminho coerente entre as estratégias determinadas pela empresa e as ações tomadas pelas equipes de projetos. As etapas para assegurar que os projetos estejam estrategicamente alinhados com a Governança de TI e a Governança da empresa, são apresentadas como:
Em alguns casos, a Governança de TI determina que os projetos da empresa sejam divididos em duas fases. A primeira é quando surge a ideia do início do projeto. Nesse momento o projeto é um conceito, alguns estudos, muita análise e uma decisão de começar. Essa parte da vida do projeto coincide com o planejamento estratégico da empresa. Tendo a decisão sido tomada, o projeto é repassado para as áreas funcionais ou unidades operacionais, que, se supõe, farão o trabalho. Essa parte do projeto é a segunda parte da vida do projeto, no qual o gerenciamento formal de projetos é fazer a ligação entre as duas partes e assegurar que os projetos recebem atenção e apoio suficientes da alta gerência.
Chega a estratégia da empresa através do planejamento estratégico, que pode incluir a criação ou ratificação das declarações de missão, visão e valores da empresa, a revisão de cenários econômicos, a análise da concorrência, uma visão global de forças e fraquezas, uma avaliação de riscos e oportunidades e a articulação dos objetivos estratégicos da organização. Esses objetivos estratégicos são o ponto de partida para todos os projetos, sejam eles empreendimentos estratégicos específicos ou projetos relacionados ao lançamento de um produto, a despesas de capital ou a operações.
XUma vez que os objetivos estratégicos estejam identificados, o sucesso do alinhamento estratégico de projetos depende do estabelecimento de uma interface fundamental entre esses objetivos e o cenário específico de cada projeto. As atividades que estreitam a distância entre os objetivos estratégicos e o planejamento de projetos específicos são o gerenciamento de stakeholders, a priorização, o gerenciamento de riscos, os sistemas gerais da empresa e o planejamento estratégico de projetos.
XCada grande grupo de projetos tem suas peculiaridades. Projetos estratégicos, por exemplo, estão fortemente amarrados à missão, visão e valores e objetivos da empresa, e dependem bastante da coordenação da alta gerência e de influência gerencial para atingir suas metas. Projetos relacionados com produtos e com o mercado dependem de se estabelecer metas de produtos, criar portfólios de produtos e monitorar oportunidades de mercado. Projetos de expansão de capital, por outro lado, envolvem questões como logísticas, mobilização de equipes e suprimentos. Projetos operacionais dependem de metas operacionais, recursos escassos e equipes multidisciplinares.
XBaseado no alinhamento de projetos específicos delineia-se um detalhado conjunto de planos de projetos e os projetos são gerenciados até seu término. A Governança de TI determina que durante o ciclo de vida de um projeto, auditorias periódicas asseguram que, em sua forma corrente, o trabalho está de acordo com as metas estratégicas da organização.
X