1 - Governança de TI e a implementação de projetos

Muitas organizações trabalham com projetos, sejam eles comuns ou estratégicos. Como já dito muitas vezes, os projetos necessitam de um alinhamento entre a área de governança de TI e a alta administração da empresa. Todos os projetos devem ser monitorados e controlados, fazer projetos sem gestão pode levar ao fracasso e perder dinheiro da empresa.

Segundo Paul Dinsmore, renomado escritor e profissional de gerência de projetos, o alinhamento de projetos exige um caminho coerente entre as estratégias determinadas pela empresa e as ações tomadas pelas equipes de projetos. As etapas para assegurar que os projetos estejam estrategicamente alinhados com a Governança de TI e a Governança da empresa, são apresentadas como:

Em alguns casos, a Governança de TI determina que os projetos da empresa sejam divididos em duas fases. A primeira é quando surge a ideia do início do projeto. Nesse momento o projeto é um conceito, alguns estudos, muita análise e uma decisão de começar. Essa parte da vida do projeto coincide com o planejamento estratégico da empresa. Tendo a decisão sido tomada, o projeto é repassado para as áreas funcionais ou unidades operacionais, que, se supõe, farão o trabalho. Essa parte do projeto é a segunda parte da vida do projeto, no qual o gerenciamento formal de projetos é fazer a ligação entre as duas partes e assegurar que os projetos recebem atenção e apoio suficientes da alta gerência.

Copyright © 2016 AIEC.