Nesse módulo veremos dos projetos na Governança da TI e da Organização. Na Governança de TI existem etapas para assegurar que os projetos estejam estrategicamente alinhados: Estratégias da empresa, Alinhamento geral de projetos, Princípios específicos de projetos e Implementação de projetos.
A Governança de TI pode definir um papel (sponsor), que é encarregado de cuidar e alimentar um projeto de modo que ele receba recursos e obtenha cobertura política dentro da organização.
Para ter o máximo impacto sobre a organização, os projetos precisam ser sistematicamente classificados, é a chamada priorização. A priorização leva em consideração quais projetos precisam de atenção imediata e quais deveriam ser postos em banho-maria.
O alinhamento geral de projetos também inclui a supervisão dos riscos dos projetos. Isso significa que devem existir processos para identificação, quantificação, desenvolvimento de respostas e controle do risco.
A abordagem do gerenciamento de riscos precisa levar em consideração também os riscos do negócio como riscos associados unicamente a cada projeto. A Governança de TI define essa abordagem de acordo com o alinhamento estratégico definido pela Governança da Organização.