1 - Alinhamento estratégico de Projetos

Alinhar o conjunto de projetos da empresa de modo que suas contribuições para os objetivos da Governança sejam maximizados exige uma coordenação formal para assegurar que as ações de cada projeto caminhem de forma rápida em direção aos objetivos corporativos. Exige-se mais do que a velha abordagem “granada por cima do muro”, em que a equipe de planejamento de negócios identifica e caracteriza o projeto e então o joga para o grupo de gerenciamento de projetos, desinformado e não engajado, e ainda espera-se que concretize o projeto.

A Governança de TI entende que toda a organização deve comprar o projeto, ou seja, todos devem estar envolvidos, para que tudo ocorra como planejado e o cliente fique satisfeito.

O mercado muda rapidamente e as declarações de política corporativa devem refletir essas mudanças. Nas grandes empresas, muitas ações são executadas concomitantemente, portanto, há diversos projetos sendo executados em um dado momento: projetos de transformação, programas de melhoria contínua, expansões da fábrica, projetos de manutenção, de terceirização e de melhoria da qualidade de vida. A Governança em TI é responsável por acompanhar todos esses projetos, ainda que não envolvam diretamente a TI.

Para ser uma ideia, os grandes bancos possuem mais de 100 projetos em sua esteira de produção. Os gerentes, que nos velhos tempos supervisionavam pessoas ou agiam como corretores de informações entre os níveis hierárquicos superiores e inferiores, servem agora como gerente de projetos ou como gerentes de gerentes de projetos.

Copyright © 2016 AIEC.