Como podemos perceber, os projetos são a forma pela qual as estratégias corporativas são colocadas em vigor, por isso é fundamental que eles sejam realizados de acordo com a filosofia, estratégia e objetivos definidos pela Governança de TI, alinhados com as definições da Governança corporativa.

Os documentos iniciais de cada projeto são instrumentos importantes nessa fase, pois com a participação e aprovação da Governança de TI, deverá responder à pergunta básica:

De que forma o projeto contribuirá para os objetivos corporativos globais?

Os documentos iniciais devem também abranger tópicos como:

Os eventos de manutenção, programados dentro do ciclo de vida dos projetos, são uma forma de manter o projeto alinhado com os interesses corporativos. Um método clássico é a auditoria de gerenciamento de projetos. Essa auditoria tipicamente compara a prática corrente com o plano de gerenciamento de projetos, que é o mapa para a implementação de projetos. A auditoria pode também ser expandida para incluir as questões de qualidade, como os padrões da Governança de TI.

O uso de programas pode contribuir para uma maior eficácia na gestão dos projetos da empresa, alinhados com os padrões da Governança de TI e da Governança da organização. Vejamos a seguir.

Copyright © 2016 AIEC.