Os programas são criados para realizar mudanças. Mostraremos nesse módulo dois modelos muito conceituados, que são o modelo de Kurt Lewin e de Kotter.
O modelo foi desenvolvido pelo psicólogo social Kurt Lewin na década de 40, mas ainda hoje é aplicado em inúmeras empresas no mundo todo. Seu modelo de estágio de mudança é conhecido como Descongelar – Mudar – Recongelar, fazendo uma analogia com a alteração da forma de um bloco de gelo.
O descongelamento requer a diminuição da força dos valores, atitudes ou comportamentos diante de novas experiências ou informações desafiadoras, refletindo a insatisfação com o estado atual da situação. Essa fase implica a motivação para a mudança, geralmente associada a processos de ansiedade que requerem a criação de segurança psicológica como forma de reduzir a resistência para alterar a situação presente.
XNa segunda fase, a mudança efetiva, ocorre o desenvolvimento de novos valores, atitudes, comportamentos etc. Trata-se de um processo que envolve questões sociais, cognitivas, afetivas e comportamentais e apenas ocorrerá diante da motivação prévia das pessoas ou dos grupos para adquirir novas informações que permitam ver a situação de um modo diferente.
XA fase final, o recongelamento, consiste na estabilização das mudanças efetuadas, que são integradas aos processos operacionais da organização ou do grupo. Essas mudanças devem ser reforçadas e serão objeto de nova análise de acordo com a dinâmica da organização. A estabilização é fundamental para evitar retrocessos à situação anterior e sua duração varia consoante o tipo e a especificidade da mudança realizada.
X