Apresentaremos a seguir conceitos da metodologia MSP, porém não a abordaremos na sua profundidade, sendo necessário ao aluno que se identificar com o assunto buscar essa especialização, caso queira.
A gestão por programas, atualmente, é uma prática que está começando a ser utilizada pelas grandes empresas. O Banco Central do Brasil é um dos órgãos federais que está buscando esse conhecimento, e vem investindo na sua utilização. A Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil também estão com estudos para acompanharem a iniciativa do Banco Central.
A estrutura MSP é baseada em três conceitos fundamentais:
Estes são derivados de lições positivas e negativas retiradas de experiências do programa. São os fatores comuns que sustentam o sucesso de qualquer mudança. Os princípios ficam no círculo na parte mais externa:
Estes definem a abordagem de uma organização para a gestão do programa, permitindo que a estrutura de um programa ajude a colocar em prática a liderança necessária, as equipes que irão fazer as entregas, dando a melhor chance de sucesso. Os Temas de Governança ficam entre a extremidade e o centro:
Fluxo Transformacional uma rota através do ciclo de vida de um programa desde a sua concepção até a entrega das novas capacidades, resultados e benefícios. Os elementos do fluxo transformacional encontram-se no centro: