Alinhar o conjunto de projetos da empresa de modo que suas contribuições para os objetivos da Governança sejam maximizados exige uma coordenação formal para assegurar que as ações de cada projeto caminhem de forma rápida em direção aos objetivos corporativos.
Nas grandes empresas, muitas ações são executadas concomitantemente, portanto, há diversos projetos sendo executados em um dado momento: projetos de transformação, programas de melhoria contínua, expansões da fábrica, projetos de manutenção, de terceirização e de melhoria da qualidade de vida. A Governança em TI é responsável por acompanhar todos esses projetos, ainda que não envolvam diretamente a TI.
MSP é uma metodologia criada pelo governo Britânico com a missão de ajudar o governo a entregar o melhor retorno possível do gasto público. A MSP define programa como uma estrutura organizacional temporária e flexível criada para coordenar, dirigir e supervisionar a implementação de um conjunto de projetos e atividades relacionadas para entregar saídas e benefícios relacionados com um objetivo estratégico da organização.
A estrutura MSP é baseada em três conceitos fundamentais, sendo Princípios que são derivados de lições positivas e negativas retiradas de experiências do programa, temos os Temas de Governança, que definem a abordagem de uma organização para a gestão do programa e, finalizando, o Fluxo Transformacional, o qual fornece uma rota através do ciclo de vida de um programa desde a sua concepção até a entrega das novas capacidades, resultados e benefícios.