Imagine você elaborando o seu TCC conforme as orientações iniciais do professor. Depois de algum tempo, o professor muda os parâmetros do seu TCC. Você então começa a corrigir conforme pedido, quando de repente, o professor pede que você não continue aquele assunto, pois acredita que está obsoleto e sugere outro tema para seu TCC, com seus respectivos critérios. Você então começa um novo TCC, com outro tema e outros caminhos a serem percorridos. Depois de algum tempo, o professor sugere mudanças no seu texto e você as realiza prontamente. Entretanto, o professor repensa a sugestão dada para a troca do tema do TCC e sugere que você retome o tema anterior. Consegue imaginar o grau de insatisfação que essas mudanças proporcionaram?
É algo parecido que ocorre com os colaboradores de um projeto. Quando se inicia um projeto, sabe-se exatamente o que precisa entregar. Entretanto, mudanças não são raras. Vão surgindo ao longo do projeto, uma a uma, já que, em certos momentos, é difícil dizer não ao cliente e muitas vezes as alterações sugeridas são grandes melhorias. Entretanto, essas mudanças, por menores que sejam, causam impacto na equipe do projeto.
Essa insatisfação pode gerar pedidos de saída da equipe. A Governança de TI deve trabalhar e incentivar os Gerentes de Projetos, para que eles possam negociar com os gestores as mudanças no formato de pacotes. Pacote nada mais é que juntar mais solicitações para que se faça tudo de uma vez em uma determinada data, ao contrário de fazer aleatoriamente.
Esse assunto já foi abordado em outras disciplinas e Unidades, mas esse aspecto de gerar desligamento somente aqui foi abordado.