A Governança de TI adota uma solução óbvia para as organizações que tenham interesse no desenvolvimento e implantação de programas de treinamento: colocar em andamento programas para educar as pessoas nas disciplinas necessárias para o desenvolvimento da tecnologia na empresa. À medida que o número de profissionais treinados aumenta, a capacidade geral das empresas em lidar com projetos naturalmente cresce.
A área de Recursos Humanos (RH) deve apoiar as ações da Governança de TI com técnicas e programas para formação técnica dos profissionais envolvidos nos projetos. Ações como programas de treinamentos, formação de pessoas para realizar mentoring, implantação de um programa de coaching e apoio no desenvolvimento de treinamento internos ou contratação externa. Essas ações devem ser monitoradas e avaliadas posteriormente para verificar se a equipe teve um ganho no seu desempenho.
A Governança de TI tem de expor aos profissionais da TI e de toda a empresa informações que sejam relevantes e úteis. Para isso, pode planejar treinamentos, os quais precisam ser desenvolvidos e aplicados em todas as áreas. Abaixo apresentamos exemplos de alguns conteúdos importantes a serem abordados:
Há uma grande variedade de assuntos a serem abordados na educação em gerenciamento de projetos. A Governança de TI entende que esses tópicos podem não ser aplicados a todos os projetos e consequentemente a todos os recursos dos projetos. Alguns recursos necessitaram adentrar mais profundamente em alguns desses tópicos, tudo depende do projeto ou processo que está participando.
Seminários envolvendo os fundamentos específicos de gerenciamento de projetos, inclusive as áreas do ciclo de vida de projetos e do universo de conhecimento em gerenciamento de projetos, compõem a etapa inicial. Outros seminários básicos visam as habilidades gerenciais e o uso prático de ferramentas de gerenciamento de projetos.
XDirecionados para equipes intactas e grupos fundidos, esses programas envolvem os conceitos de integração para os participantes do projeto e principais envolvidos, assim como eventos de alto impacto, como seminários de partida de projetos.
XCursos customizados são oferecidos para os recursos que lidam com especialidades, como desenvolvimento de software, integração de sistemas, pesquisas, dentre outros. A customização envolve o uso de estudos de casos detalhados, exemplos, jargões da área e um instrutor que conheça gerenciamento de projetos como disciplinas envolvidas.
XOs tópicos de aplicação geral incluem os princípios de negócios, desenvolvimento organizacional, marketing, técnicas de negociação, psicologia comportamental, planejamento e operações.
XÉ necessário mais do que a mera familiaridade com a disciplina dominante do projeto, como por exemplo, para o desenvolvimento de sistemas exige-se o conhecimento de metodologias de desenvolvimento de sistemas, técnicas de programação, princípios de projeto de sistemas e padrões de produtividade.
X