Diante desse cenário, a Governança de TI tem um papel fundamental, uma vez que se esforça para fazer com que a evolução, a facilidade do uso e a acessibilidade se tornem o principal foco das empresas nas recentes atualizações e criações de ferramentas, as quais estão mais fáceis e mais acessíveis, facilitando o desenvolvimento do tema nas empresas.
O objetivo da Governança de TI, nesse contexto, é produzir ferramentas que possam habilitar os usuários empresariais a obter dados úteis e que ampliem a capacidade dos especialistas, de forma a poderem compartilhar a carga de trabalho de análise, melhorar a eficiência e concentrarem-se em trabalhos de nível mais elevado.
|
Independente do tamanho do setor, as organizações coletam todos os tipos e quantidades de dados. Infelizmente, as arquiteturas tradicionais e as infraestruturas existentes encontram dificuldades para executar um processamento analítico rápido. Por um lado as áreas de TI estão sobrecarregadas por novas demandas, por outro lado, os gestores ficam frustrados com a morosidade ou o não atendimento de suas demandas.
|
A Governança da Organização deve estar empenhada nas ações de coleta de informações, sendo que a Governança de TI deve liderar essas ações para atendimento às necessidades da empresa.