Evoluindo mais o assunto, se fizermos uma tradução literária do termo Big Data, logo imaginamos “Grandes Dados”, que estão relacionados à grande quantidade de dados a serem analisados. Mas o termo é um pouco mais abrangente, levando como base Volume, Velocidade, Valor, Veracidade e Variedade.
Juntando esses pilares, é possível analisar praticamente tudo que está público, envolvendo dados estruturados, no caso de nós conhecermos a estrutura de armazenamento daquele contexto, e também os dados não estruturados, como imagens, vídeos, áudios e documentos.
Algumas pessoas acreditam que somente volume, velocidade, variedade seriam suficientes para transmitir uma noção aceitável do Big Data. Com esse ponto de vista, os aspectos da veracidade e do valor seriam desnecessários, porque já estariam implícitos no negócio.
Utilizando 3 ou 5 como base, com certeza teremos melhorias na empresa.
A cada segundo muitos dados novos são criados na internet e alguns destes dados podem ser interessantes para sua empresa.
XO dado pode ser um compartilhamento de um texto em uma rede social, um post no blog, um review em um e-commerce.
XÉ necessário que haja processos que garantam o máximo possível a consistência dos dados. Os dados devem ser confiáveis.
XOs dados serão inviáveis se o resultado não trouxer benefícios significativos e que compensem o investimento.
X