Em um mundo globalizado e com recursos cada vez mais escassos, constata-se que a inovação se tornou um fator essencial para a sobrevivência no mercado. Definir a maneira como a organização pretende tratar as dimensões competitivas, avaliando fatores ambientais como oportunidades e ameaças, fatores organizacionais, como forças e fraquezas, assim como as exigências das partes interessadas a traduzir através de uma análise sistêmica com indicadores adequados, mostra-se fundamental à medida que as organizações se tornam mais complexas.
Ao longo dos anos, o processo de gestão ganhou importância, uma vez que os projetos se tornaram maiores e mais complexos. Aliado a isso, observa-se que a indústria tornou-se mais consciente ao verificar que para se obter vantagem competitiva faz-se necessário identificar, implementar e manter melhorias de desempenho de forma sistemática. Para isso, o uso de indicadores de desempenho mostra-se como fator chave de sucesso.
Os indicadores existem para medir o nível de desempenho de processos e projetos, permitindo a comparação entre o desempenho real com o estimado, auxiliando a empresa na tomada das melhores decisões.