4 - Gráfico de tendência

Primeiramente é importante entender o que é uma tendência. Para isso, vejamos um exemplo: das 100 vezes que o ônibus passou pela parada de ônibus, ele foi pontual 90 vezes. Facilmente temos em mente que no dia seguinte o ônibus chegará pontualmente à parada, ou seja, a tendência é que o ônibus chegue no horário. Isso porque há um histórico que mostra essa probabilidade. Não há como fazer uma análise sem base histórica.

O gráfico de tendência é simplesmente um registro gráfico de uma medida ou característica ao longo do tempo. Ele auxilia a equipe a antecipar os problemas e ajustar o rumo do projeto.

Veja outro exemplo a seguir.

Olhando essa imagem podemos realizar algumas análises de tendências. Por exemplo, no mês de março o governo começou uma campanha para diminuir a proliferação do mosquito e nos meses seguintes os casos de dengue começaram a diminuir. A tendência, com a continuidade dessa ação, era chegar a números mínimos ou próximos a zero de casos de dengue. O que aconteceu na verdade? Os números diminuíram tanto, que as pessoas atenuaram os cuidados e o governo também. Analisando os números de outubro até dezembro, podemos dizer que a tendência para o mês de janeiro é que vai ter um aumento nos casos de dengue.

Copyright © 2016 AIEC.