Vimos na imagem que necessitamos de mais informações para entender os tempos e movimentos, ou seja, por qual razão os índices subiram ou desceram.

Em outra análise, vamos imaginar que somos o governo e usaremos o gráfico para combater o mosquito e a doença. Facilmente entenderíamos que não podemos parar com as campanhas publicitárias de combate ao mosquito e alerta com a população. Além desse pensamento saberíamos como combater o mosquito, quanto custará a próxima campanha e os recursos necessários para isso.

Tudo isso porque temos base histórica para gerar tendências conforme as ações que iremos tomar. Podemos analisar o gráfico olhando o todo ou fatiado, por período determinado, tudo depende do estudo e necessidade de cada estudo.

Sendo assim, vale reiterar que o indicador de tendência é recomendado para antecipar o futuro. Claro que, para isso, juntam-se vários elementos de estudo. A Governança de TI deve apoiar a criação de indicadores e definir os seus próprios: indicadores que ajudam no desenvolvimento de suas demandas, indicadores que sinalizam necessidades de melhoria, de correção e que as coisas podem estar no caminho correto.

Copyright © 2016 AIEC.