Ao longo dos anos, o processo de gestão ganhou importância, pois os projetos tornaram-se maiores e mais complexos. Os indicadores vieram para medir o nível de desempenho de processos e projetos, permitindo a comparação entre o desempenho real com o estimado. Os indicadores na maioria das vezes refletem a filosofia e cultura da empresa, descrevendo os trabalhos de gestão em relação a custos, tempo e qualidade.
De um modo geral, muitas empresas mensuram os resultados através de indicadores financeiros. Os indicadores que não são financeiros medem as dimensões da qualidade e de processos.
Por outro lado, os indicadores de desempenho são essenciais para o planejamento e controle dos projetos.
Outro ponto importante é analisar a tendência, que pode ser negativa, neutra ou positiva e serve para detectar o futuro. Mas para isso temos que ter a base histórica, para gerar tendências, prevendo as ações que iremos tomar.
A Governança de TI deve apoiar a criação de indicadores e definir os seus próprios: indicadores que ajudam no desenvolvimento de suas demandas, indicadores que sinalizam necessidades de melhoria, de correção e que as coisas podem estar no caminho correto.