Há um crescimento explosivo de informações em papéis. O volume incontrolável de informações demanda atividades precisas para a gestão de volumes e principalmente, para a busca destas informações no futuro. Uma solução dada no início dos anos 2000 foi a digitalização de documentos. Grandes investimentos foram feitos e começaram a resolver os problemas da época. Com o tempo os dispositivos de armazenamentos começaram a não suportar tantas informações. Mais dispositivos de armazenamentos foram comprados e implementados, no entanto, continuou o aumento de papéis e de armazenamentos, as empresas digitalizavam os documentos, armazenavam em dispositivos e depois guardavam os papéis.
A cultura brasileira atualmente não se adapta ao uso apenas de arquivos digitais. Ainda há processos governamentais totalmente baseados em papéis. Os Cartórios são os grandes controladores de papéis, tudo passa pelo cartório, casamento, compra ou venda de imóvel, carro, certidão de nascimento, dentre outros. Em alguns casos deve-se fazer consulta em outros cartórios, sendo totalmente descentralizado e sem comunicação os serviços, ou seja, mais papel sendo gerado e guardado em algum lugar.
Um grande problema ocorre quando os papéis não são armazenados adequadamente, como mostra na figura abaixo. O risco de perder algo é enorme.