Resumo

Atualmente a Governança das empresas está preocupada com o excesso de documentos físicos que estão sendo gerados diariamente.

A cultura brasileira ainda não se adapta ao uso apenas de arquivos digitais. Ainda há processos governamentais totalmente baseados em papéis. Muitas empresas com o apoio da Governança de TI estimulam o uso de documentos digitais, ou seja, investem na digitização e na digitalização de documentos. A digitização é a transformação de formulários feitos em papéis para o meio digital, e a digitalização é quando copiamos um documento através de um scanner ou uma foto para o meio digital. Tudo isso para termos a informação mais rápida. Exemplos de ferramentas muito utilizadas por grandes corporações para armazenar documentos e códigos de projetos são o IBM Rational ClearCase e o Microsoft Visual SourceSafe.

Também para apoiar o gerenciamento de documentos na organização, a Governança de TI utiliza o GED – Gestão Eletrônica de Documentos, que é um conjunto de tecnologias que permite a uma empresa gerenciar seus documentos em formato digital. Assim sendo, uma informação só pode ser uma informação se pudermos ter acesso de forma segura e precisa ou pelo menos saibamos que essa informação existe.

A Governança de TI pode adotar também outros mecanismos de armazenamento distribuído, como, por exemplo, o QR Code, o qual contém informações sobre determinado produto ou serviço no próprio código.

No mundo digital é necessário o cuidado com a segurança. O certificado digital é um documento eletrônico assinado digitalmente por uma autoridade certificadora, e que contém diversos dados sobre o emissor e o seu titular. A assinatura digital é uma assinatura eletrônica, que utiliza algoritmos de criptografia assimétrica e permite aferir, com segurança, a origem e a integridade do documento.

Copyright © 2016 AIEC.