2 - Árvores

As árvores são utilizadas para representar hierarquicamente estruturas, como demonstrado acima nos exemplos da árvore genealógica e a estrutura organizacional. Na tecnologia as árvores podem ser utilizadas para representar decisões, definições formais de linguagem ou mesmo para representar hierarquia entre elementos.

Na programação de sistemas e na computação, a árvore é uma estrutura de dados que herda as características das topologias. Na estrutura de árvore os dados estão dispostos de forma hierárquica, como um conjunto de dados hierarquicamente subordinado a outro.

Descrevendo a estrutura árvore

Para melhor entendimento iremos pegar o exemplo de uma árvore, isso mesmo, só que você a colocará de cabeça para baixo. Todas as árvores possuem raiz, a raiz é o um elemento principal da árvore, sem a raiz não teríamos a árvore. Visualizando a imagem abaixo percebemos que a árvore além da raiz possui outros elementos e outras ligações, que são denominados galhos ou filhos. Essas ramificações são originadas dos nós. Os galhos levam a outros nós que também possuem outros galhos. O elemento que não possui galhos é conhecido como folha ou nó terminal.


Copyright © 2014 AIEC.