1 - Conceito de programa

Nos dias de hoje o computador passou a ser a principal ferramenta em diversas áreas de trabalho, isso ocorreu porque o computador é rápido, não cansa e não erra, mas não tem nenhuma iniciativa, nenhuma criatividade e depende totalmente das instruções e comandos que recebe.

A finalidade do computador é receber, manipular dados e gerar resultados. A simples tarefa de digitar um texto no Word é um exemplo dessa função: o usuário digita o texto puro, define a formatação, as margens, insere figuras e, com o auxilio do computador, gera um resultado bem mais apresentável do que se tivesse que fazer esse texto manualmente.

Outros exemplos como cálculos, ordenação e resumo de informações, são tarefas que o computador consegue fazer com velocidade e precisão e em bases de dados com milhões de registros. Atividades que antigamente necessitariam de muitas pessoas ou de muito tempo para concluí-las são rapidamente realizadas por um único computador.

Como dito anteriormente, as instruções devem ser passadas detalhadamente para o computador e a forma como essas instruções são passadas se dá através de programas.


Portanto, o programa de computador é uma espécie de idioma usado para repassarmos as ações que o computador deve executar.

Um programa nada mais é que um tipo de algoritmo, ou seja, é uma sequência finita de ações que descrevem como um problema pode ser resolvido. Sua particularidade é que suas operações são específicas para o computador e restritas ao conjunto de instruções que o processador pode executar. Podemos considerar esse conjunto de instruções como a primeira linguagem de programação do computador, também chamada de linguagem de máquina.


Tradução para Linguagem de Máquina



Copyright © 2014 AIEC.