Fluxograma

Os fluxogramas são uma apresentação do algoritmo em formato gráfico. Cada ação ou situação é representada por uma caixa. Tais caixas são ligadas por setas, que indicam o fluxo das ações.

Algumas caixas especiais indicam a possibilidade de o fluxo seguir caminhos distintos, dependendo de certas situações que podem ocorrer durante a execução do algoritmo.

Tomadas de decisões são indicadas por caixas especiais, possibilitando ao fluxo de ações tomar caminhos distintos. Também há representações para o início do algoritmo e para o seu final, para que o fluxo do algoritmo possa ser determinado do seu princípio até o seu término. A representação de algoritmos por meio de fluxogramas tem uma série de vantagens, que serão apresentadas mais adiante.





 

 

 

 

 

 

 
Uma das buscas da humanidade é desenvolver uma máquina que pense e tome decisões como o ser humano. Apesar de avanços essa máquina ainda não existe. O exemplo representado pelo fluxograma acima obtém o nome do usuário e escreve uma saudação.

 

 

 

 

Descrição Narrativa

PASSO 1 – Receber o nome do usuário.
PASSO 2 – Mostrar a mensagem “Olá” nome do usuário.


Resumindo, os fluxogramas (diagramas de blocos) consistem na utilização de símbolos para representação da sequência finita de regras dos algoritmos.

Veja quais são as vantagens e desvantagens da utilização do fluxograma.

 



Copyright © 2014 AIEC.