• Linguagem algorítmica


A linguagem algorítmica ou pseudocódigo consiste na definição de uma pseudolinguagem de programação, cujos comandos são escritos em língua portuguesa, para representar estruturas algorítmicas.

O pseudocódigo visa a trazer o máximo possível de benefícios, tentando diminuir o ônus da utilização da linguagem de programação. A ideia é que o pseudocódigo seja um passo intermediário entre a linguagem natural e a de programação. Ao contrário da linguagem de programação, o pseudocódigo tem um grau de rigidez sintática intermediária, mas pode utilizar o idioma nativo.

As linguagens de programação são construídas utilizando no geral palavras em inglês. O pseudocódigo é independente de linguagem e pode ser traduzido de uma forma quase direta para uma gama de linguagens de programação. Um pseudocódigo bastante conhecido no Brasil é o Portugol, que apresenta uma aceitação grande e tem suas razões para isso. Após a construção do algoritmo em pseudocódigo, é necessário que mais um passo seja executado para que o algoritmo possa ser transformado em programa, é necessário que seja transcrito para uma linguagem de programação. É a transformação do pseudocódigo em código de alguma linguagem de programação real.

Para representarmos nossos algoritmos, utilizaremos uma adaptação do Portugol, que incluirá algumas construções e mecanismos que julgamos adequados para o melhor aprendizado do programador, procurando facilitar o processo de construção do algoritmo.



Copyright © 2014 AIEC.