2 - Comando de Entrada

Os algoritmos necessitam receber informações de fora do próprio algoritmo, a partir da entrada padrão (em geral, o teclado). Ferrari cita o exemplo de um sistema de locadora: sempre que alugamos um filme, o sistema irá necessitar de algumas informações, como o nosso código de cliente (ou o nome) e o nome da fita que estamos locando. Essas informações são fornecidas pelo sistema a partir de comandos de entrada de dados.

Para realizarmos a entrada de dados utilizaremos o comando leia. Ao utilizar o comando leia, o programador deve saber de antemão qual a variável que irá armazenar o valor que será fornecido pelo usuário. No caso do exemplo, os valores que seriam fornecidos pelo usuário são referentes ao código do cliente e ao nome da fita que o mesmo está locando. Sendo assim, é necessário declarar variáveis que possam armazenar valores que sejam compatíveis com as informações solicitadas ao usuário. Saiba+

Os cálculos do computador são de pouco valor a não ser que, primeiro, se possa fornecer os dados sobre os quais estes cálculos serão efetuados e, segundo, se for possível visualizar os resultados destes cálculos.

Exemplo: refazer o exemplo anterior supondo que o usuário tenha entrado:

a) A = –2, B = –1, C = 6.
b) A = –3, B = –2, C = –1


O comando de entrada é utilizado para receber os dados digitados pelo usuário, por meio de um dispositivo de entrada (teclado, mouse, monitor). Os dados recebidos são armazenados em variáveis, conforme os tipos que os comportem. O comando de entrada é representado pela palavra LEIA.

Sintaxe:


leia(nome_variável);
leia(variável-1, variável-2, ..., variável-n);



Copyright © 2014 AIEC.