Quando olhamos para um computador, o que nos parece é que é uma máquina formada por um conjunto de partes eletromecânicas e eletrônicas, que possuem a capacidade de armazenar, coletar, fornecer informações e manipular dados, tudo isso de forma automatizada. Também conseguimos visualizar o gabinete do computador e seus periféricos, isso é o que chamamos de hardware, que é uma palavra em inglês para nomear tudo aquilo que compõe fisicamente uma máquina (computador).

Quando fazemos uma pesquisa na internet sobre "arquitetura de computadores", descobrimos que esta expressão foi pela primeira vez utilizada pelos pesquisadores da IBM, Lyle R. Johnson, Muhammad Usman Khan e Frederick P. Brooks, Jr. Estes pesquisadores, em 1959, trabalhavam no departamento de organização de máquinas da IBM.

O pesquisador Johnson teve a iniciativa de fazer um relatório de pesquisa sobre o supercomputador, conhecido por Strech, que foi desenvolvido pela IBM para atender a um pedido do laboratório Nacional de Los Alamos (Los Alamos Scientific Laboratory). Johnson, durante a confecção do relatório da pesquisa, chegou ao nível de detalhar formatos, tipos de instruções, parâmetros de hardware e as melhorias de velocidade de processamento. Ele então chegou à conclusão que havia detalhado a arquitetura do sistema.

Logo depois, outro pesquisador do Strech, chamado Brooks, ao iniciar o segundo capítulo do livro chamado “Planning a Computer System: Project Stretch”, no ano de 1962, definiu, mesmo com limitações tecnológicas e econômicas:


"Arquitetura de computadores é a arte de determinar as necessidades do usuário de uma determinada estrutura”.
STRECH

Brooks queria dizer que as empresas, ao desenvolverem seus computadores, precisam estar atentas às necessidades dos usuários. Não basta criar um computador com “aparência bonita” é necessário que tenha componentes com qualidade e que sejam eficientes.

Brooks veio a desempenhar um papel no desenvolvimento do IBM System/360 que foi uma linha de computadores cuja "arquitetura" ganhou uma nova expressão, considerando sobretudo "o que o usuário precisa saber".



Copyright © 2014 AIEC.