Fazendo uma explicação básica sobre a UCP ou CPU, chamada de Unidade Central de Processamento ou simplesmente processador, podemos dizer que:


A CPU é a responsável em tornar possível a utilização (execução) dos programas que atenderão as tarefas que o usuário necessita.

Por meio de vários cálculos e consultas a dados, caberá à CPU tornar possível a utilização, por exemplo, do navegar Internet Explorer, Firefox, Chrome ou etc. Contudo, caso você deseje abrir novamente o mesmo programa? O que você notará? Será que é mais rápido do que foi na primeira vez? Sim, será mais rápido, sabe por quê? Isto ocorre em virtude de toda a informação está distribuída em “memórias” espalhadas pelo hardware, sendo que cada uma possui características e especificidades diferentes.

Uma dessas “memórias” é o CACHE. Ele é um tipo de memória importante no processador, cabe ao CACHE, em virtude de estar fisicamente próxima ao processador, ser mais rápido, guardar as informações temporárias que precisam ser processadas de maneira mais eficiente. Apesar da eficiência, o cache tem pequena capacidade de armazenamento, não excedendo KBs ou MBs. Atualmente a memória cache de um modelo básico de notebook é de aproximadamente 3Mb. Em virtude disso, sua principal função é guardar os resultados das operações do processador, que são fornecidos à medida do seu funcionamento.



Copyright © 2014 AIEC.