A placa-mãe (motherboard) tem este nome por ser um componente físico (hardware) muito importante em um computador.


A placa-mãe é quem coordena toda a comunicação entre os seus componentes (filhos). É na placa-mãe que o processador, memória, placa de rede, chipset, slots e etc. estão fisicamente conectados.

Também é na placa-mãe que fica o barramento onde trafega os dados entre a CPU e os periféricos. Ao adquirirmos uma placa-mãe precisamos estar atentos a qual arquitetura ela foi desenvolvida para também sabermos quais e a compatibilidade dos componentes (Chipset, BIOS, Barramentos, Slots) adquiridos.

Na placa-mãe há um cristal piezoelétrico (ou um circuito integrado) que é o responsável por gerar os sinais de sincronismo e determinar a velocidade de processamento. O cristal, conhecido como CLOCK, fornece um pulso de alta precisão cuja frequência irá depender do uso do processador. Quanto mais rápido o clock, mais instruções uma CPU pode executar por segundo. A velocidade de clock e expressada em megahertz (MHz), 1MHz é igual a 1 milhão de ciclos por segundo.

O barramento também está localizado na placa-mãe.


Cabe ao barramento ser o “caminho” por onde trafega toda comunicação entre os componentes, tornando possível a conexão e transporte dos dados entre os componentes que necessitam desta comunicação.

Exemplo de componentes da placa-mãe: CPU, memória, placas de expansão, dispositivos de E/S e etc. O processador também estabelece comunicação com a memória principal por meio do barramento.



Copyright © 2014 AIEC.