No que se refere à unidade de armazenamento, considera-se mais importante a quantidade de bits que são recuperados em um acesso, em geral de tamanho igual a um byte. Esse valor de bits é pequeno demais para representar um número ou uma instrução de máquina e, então, não pode ser aceitável para o tamanho de uma palavra.

Geralmente, são utilizados dois valores diferentes: um relacionado à unidade de armazenamento, o “byte”, e outro para indicar a unidade de transferência e processamento, a “palavra”.

A UCP faz o processamento de valores representados por uma quantidade de “bits” igual à da “palavra”, sendo um indicando da capacidade de processamento do sistema. A empresa americana IBM, por exemplo, define a “palavra” para alguns de seus computadores como tendo um valor igual a 32 bits (4 bytes), enquanto a unidade de armazenamento é o byte.

Atualmente, a maioria dos computadores utiliza a “palavra” com 64 bits, inclusive os supercomputadores que já se utilizam deste tamanho de palavra há mais tempo.



Copyright © 2014 AIEC.