1 - Sistema de numeração decimal, binário e hexadecimal

Nesse módulo iremos estudar os Sistemas de Numeração, os conceitos, as bases de numeração, número e numeral. Necessidade de representação em outras bases de numeração. Sistemas Decimal, binário, octal e hexadecimal. Conversão entre bases: da base 10 para uma base qualquer; de uma base qualquer para base 10.

Desde que as primeiras civilizações buscando formas de perpetuar conhecimento por meio da escrita, o ser humano vem adotando maneiras e métodos específicos para representar números, possibilitando, com eles, contar objetos e efetuar operações aritméticas (soma, subtração, multiplicação, etc.). A forma mais empregada de representação numérica é a chamada notação posicional. Nela, os algarismos componentes de um número assumem valores diferentes, dependendo de sua posição relativa no número. O valor total do número é a soma dos valores relativos de cada algarismo. Desse modo, é a posição do algarismo ou dígito que determina seu valor.

A formação de números e as operações com eles efetuadas dependem, nos sistemas posicionais, da quantidade de algarismos diferentes disponíveis no referido sistema. Há muito tempo, nós do mundo ocidental, adotamos um sistema de numeração que possui dez diferentes algarismos - 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 - e, por essa razão, foi chamado de sistema decimal. A quantidade de algarismos disponíveis em um dado sistema de numeração é chamada de base; a base serve para contarmos grandezas maiores, indicando a noção de grupamento. O sistema de dez algarismos, acima mencionado, tem base 10; um outro sistema que possua apenas dois algarismos diferentes (0 e 1) é de base 2, o que possui 16 algarismos diferentes é o de base 16, e assim por diante.



Copyright © 2014 AIEC.