No caso do mundo da computação, os componentes de um sistema computacional estão interconectados, de modo a formar um todo organizado, sendo assim, cada elemento desempenha determinada função e deve atingir uma meta geral.

Um sistema deve ter sua função bem definida e esta definição é que irá identificar as funcionalidades de seus componentes. Uma das muitas funções de um computador é transformar as informações que você acessa na Internet e torná-las possíveis de serem entendidas, pois por trás das imagens há uma infinidade de bits e bytes, códigos, programas etc. Sendo assim, é possível identificar dois aspectos básicos em qualquer sistema:

• sua estrutura e
• seu comportamento.

A estrutura é reflexo dos componentes e a maneira como estão interconectados, já o comportamento é reflexo da funcionalidade do sistema.

Nos sistemas em que há vários componentes, uma das características será a complexidade das inter-relações, então é por isso que são chamados de sistemas complexos. Em projetos que adotam os chamados sistemas complexos, a identificação da ordem ou regularidade é de suma importância, o que exige uma abordagem sistemática e estruturada. Em virtude de qual aspecto está sendo identificado, a representação que deve ser utilizada terá um nível de abstração adequada. As representações mais comuns utilizadas são de três tipos:


• a comportamental,
• a estruturada e
• a física.



Copyright © 2014 AIEC.