5 - Avaliação de Expressões Booleanas

Conforme observamos uma equação qualquer, que descreve uma função booleana, entendemos que o objetivo é compreender com detalhes como esta função se comporta para qualquer combinação de entrada das variáveis. O comportamento de uma função pode ser observado em sua tabela verdade e isto é conhecido como expressão, que descreve a função considerada ou avaliação da função. Resumindo, deseja-se achar a tabela verdade para a função booleana.


Uma tabela verdade, como o próprio nome informa, é formada basicamente por um conjunto de colunas, nas quais são listadas todas as combinações possíveis entre as variáveis de entrada (à esquerda) e o resultado da função (à direita).

É possível, também, criar colunas intermediárias, onde serão listados os resultados de subexpressões contidas na expressão principal. Tudo isso tem por objetivo facilitar a avaliação, principalmente no caso de equações muito complexas, que possuem muitas variáveis.

Seguindo o mesmo raciocínio, expressões que estão entre parêntesis têm precedência sobre operadores E e OU que estejam no mesmo patamar.


No caso da operação de complementação, esta deve ser avaliada tão logo seja possível. Caso a complementação seja aplicada sobre uma subexpressão inteira, é necessário que se avalie primeiramente a subexpressão para, para apenas depois, inverter o seu resultado.



Copyright © 2014 AIEC.