Os circuitos para formas fatoradas são vistos como o caso mais generalista. Geralmente, as formas fatoradas nos levam a circuitos em que o número de níveis lógicos é maior do que 2. Em virtude disso, os circuitos lógicos para formas fatoradas são chamados de circuitos multinível ou também lógica multinível.

Estudamos, anteriormente, que às vezes uma forma fatorada apresenta um menor número de operações em relação à respectiva forma padrão. Quando isso ocorre, o circuito associado à forma fatorada também terá menor complexidade relativa. Contudo, caso não haja redução no número de operações, mesmo assim é possível que o circuito para a forma fatorada tenha menor complexidade relativa, pois o conceito de complexidade relativa inclui também o número de entradas de cada porta. Sendo assim, a forma mais segura e objetiva de saber se o circuito associado à forma fatorada possui menor complexidade ou não é fazer um desenho e somar o número de entradas.


Circuito Lógico 05


Circuito Lógico 06

A figura acima mostra o circuito para a seguinte equação:

Observe que o número de operações booleanas desta equação é quatro. Entretanto, a complexidade do circuito da forma fatorada é 3x2+1x3=9, consequentemente é menor do que a complexidade do circuito 2.5.



Copyright © 2014 AIEC.