Dentre os tipos mais conhecidos de circuito sequencial, iniciaremos pela forma mais básica, que é o flip-flop. Há uma variedade de flip-flops, todos compartilhando duas características:


1- O flip-flop é um dispositivo biestável. Existe em 1 de 2 estados estáveis e, na falta de sinal de entrada, permanece nesse estado. Portanto, o flip-flop funciona similarmente a uma memória de 1 bit.
2- O flip-flop tem duas saídas, que geralmente possuem valor complementar uma da outra. Essas saídas são normalmente rotuladas de: Q e

No intuito de exemplificar, é possível visualizar na figura uma configuração comumente reconhecida como flip-flop S-R ou latch S-R. Este circuito possui duas entradas, S (Set -) e R (Reset), e duas saídas, Q e, e consiste de duas portas NOR (NÃO OR), conectadas de forma que a saída retorna como entrada para a outra.

Inicialmente, observe por que esse circuito é biestável, ou seja, tem dois estados. Imaginemos que tanto R quanto S tenha valor zero (0) e que Q também tenha o valor zero (0).


As entradas da porta NOR inferior são Q=0 e S=0. Portanto, a saída =1 isto tem o significado que as entradas para a porta NOR superior são =1 e R=0, o que terá como saída Q = 0. Desta maneira, o estado do circuito é coerente internamente, e permanece estável desde que S = R = 0. Um raciocínio análogo mostra que o estado Q = 1, = 0 também é estável, para R = S =0.



Copyright © 2014 AIEC.