4.5– Quanto à tecnologia

Quando falamos em tecnologia devemos entender o significado desta palavra.


Tecnologia
vem do grego (do grego ΤεΧνη — "técnica, arte, ofício" e λογια — "estudo", ou seja, “técnica + estudo") e está relacionada a tudo que envolve conhecimento científico e técnico e sua aplicação na transformação de ferramentas, de processos e nos materiais criados e utilizados a partir deste conhecimento.

As memórias são construídas com tecnologia que pode utilizar:

• semicondutor bipolar,
• semicondutor de óxido metálico (MOS)
• ou semicondutor de óxido complementar (CMOS).

As memórias do tipo bipolares são encontradas nos circuitos TTL padrão, e no Schottkye ECL. As memórias que são do tipo MOS, e utilizam o canal N, são as mais utilizadas em virtude de apresentarem grande densidade e serem de custo baixo. Contudo, as memórias CMOS têm por características serem mais lentas em comparação com as NMOS e bipolares, entretanto, possuem a vantagem de economizarem no consumo de energia e serem imunes a ruídos.

Quando falamos em ruído, geralmente, estamos falando de barulho, som alto, poluição sonora ou aquela música que seu vizinho insiste em escutar no último volume. Contudo, quando falamos em ruídos na TI, estamos fazendo referência a todo sinal elétrico que, ao propagar-se por um meio de transmissão, pode sofrer algum tipo de alteração ou degradação. Sendo assim, as distorções de fase ou "ruídos" são perturbações de natureza aleatória, causadas por agentes externos ao sistema.



Copyright © 2014 AIEC.