Olhando pelo lado estrutural, uma memória RAM tem sua organização feita semelhante a uma matriz de elementos básicos de memória, buffers de entrada/saída e decodificador de endereços. Conforme é possível observar na figura 11, uma CM (célula de memória) pode ser representada por meio de símbolo, sendo constituída por um latch D controlado cuja entrada está ligada à saída e a saída ligada à entrada de um buffer.


O buffer, também chamado driver, pode exercer duas funções:

1. reforçar o sinal lógico, em virtude da necessidade de quando há muitas portas conectadas a uma mesma saída ou quando o sinal vai percorrer um fio com grande extensão,
2. ou também exercer a função de uma chave eletrônica que isola fisicamente a saída da entrada, isto é, irá servir para disciplinar o acesso de vários sinais a um mesmo fio ou barramento.

Entendido o que é buffer na memória e voltando à figura 11, quando o sinal de seleção de linha é = 1, o bit armazenado no latch passará pelo buffer, permanecendo disponível na “saída” da célula. Caso o sinal de habilitação de escrita valha também 1, o valor presente na “entrada” será mantido no latch. O sinal de “habilitação de escrita” serve como controle para o latch.


Figura 11



Copyright © 2014 AIEC.