Uma memória importante, mais cara e menor, é a memória FLASH, que é constituída de registradores internos do processador. Geralmente um processador possui várias centenas de registradores internos.

O personagem principal das memórias internas é a MP (memória principal). Cada posição da MP possui endereço único. A maioria das instruções de máquina faz referência a um ou mais endereços da MP. Geralmente a MP é combinada com uma memória cache menor e de velocidade maior. A maioria de nós (usuários) e até mesmo usuários avançados (desenvolvedores de software) não prestamos atenção à memória cache. Mesmo passando despercebida a memória cache desempenha o papel importante de ser a responsável pela organização da movimentação de dados entre os registradores do processador e a MP, com o intuito de melhorar a performance.

Observando a hierarquia, os registradores, memória cache e MP são os tipos de memória voláteis que utilizam a tecnologia de semicondutores. Este uso de 3 níveis de memória explora o fato de existir uma gama de tipos de memória de semicondutor que possuem diferenças no custo e na velocidade.

Para o armazenamento de dados de forma permanente são usados dispositivos externos de armazenamento de massa, dentre os mais conhecidos temos:

• os HD (Hard Disc - discos rígidos),
• discos SSD (Solid State Drive) - são parecidos com os HDs, entretanto, os SSDs não utilizam discos magnéticos ou cabeças de leitura, mas gravação por chips de memória flash (NAND) não volátil, similar aos usados em pendrives.),
• mídia removíveis (HD externo, pendrives, cartões SD),
• fitas e dispositivos ópticos (CD-ROM, DVD, Blue Ray).



Copyright © 2014 AIEC.