4 - Memória ROM

Contrastando com a memória RAM, há a memória chamada de “apenas de leitura” (Read-Only Memory – ROM). O nome nos remete que a ROM contém mantêm os dados e que eles não devem ser alterados. Embora ela permita ler seus dados, em contrapartida, ela não permite altera-los. A ROM tem sua importância destacada na microprogramação, nas bibliotecas de sub-rotinas, programas do sistema e tabelas de funções. Caso a capacidade de memória necessária for pequena, a vantagem da utilização de uma memória ROM é que os programas ou dados estão permanentemente armazenados na PM, não necessitando serem carregados a partir de um dispositivo de armazenamento secundário.

Uma alternativa de menor custo para ROM é a PROM (programmable ROM), isto geralmente ocorre quando é necessário um pequeno número de memórias ROM com dado conteúdo de memória. Como pode ser evidenciado pelo nome “programmable”, a PROM é similar à memória ROM, e a PROM também é não-volátil, sendo que os dados podem ser gravados, mas apenas uma única vez. A gravação em uma memória PROM é feita eletricamente e geralmente é feita pelo usuário ou pelo fornecedor, após a fabricação da pastilha original.

Variações principalmente da memória apenas de leitura, são mais úteis em aplicações que exigem armazenamento não-volátil e há uma certa frequência de operações de leitura em relação às operações de escrita. Existem três maneiras mais comuns de MP de leitura, que são:

memória flash,
EEPROM e
EPROM.



Copyright © 2014 AIEC.