Consequentemente, há a possibilidade de se escrever um programa utilizando-se linguagem de máquina de maneira simbólica. Cada código de operação simbólico tem um correspondente em representação binária, e cabe ao programador especificar qual o endereço de cada operando simbólico. O programador, por exemplo, pode especificar que Q = 8212 e E = 8213. Uma entrada simbólica pode ser “traduzida”, por meio de um programa, códigos de operações e referências em operandos na forma binária, tendo como resultado instruções de máquinas binárias.

Atualmente, é muito difícil encontrar programadores que gostem de utilizar (programar) utilizando linguagem de máquina. A grande parte dos programas é escrita em linguagem chamadas de alto nível (java, pyton, shell script). Mesmo assim, a linguagem de máquina simbólica ainda permanece sendo uma ferramenta muito útil para a descrição de instruções de máquina.

Um computador (estação de trabalho) deve possuir um conjunto de instruções que possibilita ao usuário criar qualquer tarefa de processamento de dados. Um programa qualquer que utiliza linguagem de alto nível pode ser traduzido para uma linguagem de máquina, para que depois possa ser executado. Em consequência, o conjunto de instruções de máquina deve ser capaz de expressar qualquer comando de uma linguagem de alto nível.

Copyright © 2014 AIEC.